Para Jorge Vieira, um dos organizadores do evento, o FotoSururu vai além de um simples festival de fotografia, se transformando em um movimento que une pessoas criativas e engajadas na sociedade. A mobilização para essa mostra/feira tem como objetivo arrecadar recursos importantes para contribuir com a assistência aos gaúchos afetados. Vieira espera contar com a participação e o engajamento da população de Maceió para alcançar o sucesso da ação solidária.
Os interessados poderão adquirir as fotografias durante a exposição, que funcionará de segunda a sexta, das 08h às 18h, e aos domingos e feriados, das 14h às 17h. O pagamento poderá ser feito via Pix ou em dinheiro, facilitando a participação de todos aqueles que desejam colaborar. Os vinte fotógrafos participantes são nomes conhecidos no cenário local, como Arthur Celso, Anna Sales, João Facchinetti, Flávia Gazzaneo, entre outros.
Flávia Gazzaneo, uma das participantes, destaca a importância da ação como exemplo de união e solidariedade entre as pessoas. Ela escolheu duas fotos feitas no Rio São Francisco por seu significado histórico e simbólico para o estado e para o país. Além disso, uma das fotografias traz a mensagem “acreditar e agir”, representando a força e determinação necessárias para superar momentos de reconstrução.
A exposição intitulada “Fotografia de Alagoas pelo RS” reunirá 40 imagens impressas em película vinílica sobre PVC, apresentando o olhar dos fotógrafos alagoanos sobre diferentes temas e paisagens. O evento conta com o apoio da DITEAL e o patrocínio da FIGI Gráfica, e acontecerá no Complexo Cultural Teatro Deodoro, na Avenida Maceió, sob a realização do FotoSururu. É uma oportunidade única de unir arte e solidariedade em prol de uma causa nobre.