Acredita-se que a disputa entre facções criminosas seja a principal causa desse aumento. O Comando Vermelho (CV) estaria tentando entrar no território paulista, dominado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), o que tem gerado confrontos por pontos de venda de drogas.
Os municípios de Aparecida, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Potim se destacam por apresentarem um aumento significativo no número de homicídios. Em Aparecida, por exemplo, os casos dobraram, passando de 6 para 12 em um município com cerca de 35 mil habitantes. Já em Potim, os homicídios saltaram de 6 para 13, um aumento de 117% em uma cidade com apenas 25 mil moradores.
Pindamonhangaba registrou 27 assassinatos de janeiro a novembro deste ano, um aumento de 93% em relação ao mesmo período de 2023. Guaratinguetá teve um aumento de 29%, com 27 casos de homicídio, sendo 7 apenas nos últimos três meses.
A guerra do tráfico na região tem chamado a atenção das autoridades. O governador Tarcísio de Freitas destacou o cenário diferente no Vale do Paraíba, indicando a presença de organizações criminosas do Rio de Janeiro tentando entrar no território paulista. O Ministério Público e serviços de inteligência policial também têm detectado a atuação do CV na região.
A Secretaria de Segurança Pública afirmou que está monitorando os indicadores criminais e as movimentações das facções criminosas para combater o tráfico de drogas. A apreensão de drogas na região aumentou 3,6% e mais de 10,6 mil criminosos foram presos. Apesar do aumento nos homicídios, os totais foram os menores desde 2008, indicando uma queda nos furtos e roubos na região.