Bugayev teve uma carreira marcante, tendo disputado a Eurocopa de 2004 com a Rússia, atuando como titular nas partidas contra Portugal e Grécia. Sua carreira foi construída em clubes russos, como Torpedo Moscou, Lokomotiv Moscou, Tom Tomsk, Khimki e Krasnodar, antes de se aposentar precocemente aos 29 anos, em 2010.
No entanto, sua vida tomou um rumo sombrio recentemente, quando em setembro deste ano, Bugayev foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por envolvimento com tráfico de drogas. Após a condenação, o ex-jogador resolveu se alistar para lutar com as forças russas na Guerra da Ucrânia, demonstrando um caminho surpreendente e trágico em sua jornada.
É importante ressaltar que as autoridades russas têm realizado recrutamentos nas prisões do país para o conflito na Ucrânia, o que pode ter influenciado a decisão de Bugayev em se envolver diretamente na situação. Sua trajetória, que mistura momentos de destaque no esporte com problemas pessoais graves, deixa um legado complexo e trágico para os fãs do futebol e do esporte em geral.
Aleksey Bugayev será lembrado não apenas por sua habilidade em campo, mas também por sua história complicada e polêmica, que infelizmente teve um desfecho prematuro e trágico na Guerra da Ucrânia.