Por meio de seu perfil, o ex-prefeito compartilhou memórias de um período em que “mudou a triste realidade que existia, melhorou a vida das pessoas e preparou a cidade para novos desafios”. No entanto, ele também fez questão de ressaltar que atualmente a cidade enfrenta uma série de problemas em relação ao abastecimento de água. Segundo sua publicação, tem havido reclamações sobre a falta d’água, má prestação de serviço e o aumento considerável nas contas de água.
Essa preocupação de James Ribeiro vem em um contexto no qual Palmeira dos Índios enfrenta problemas crônicos de escassez de água. A adutora Helenildo Ribeiro, construída para solucionar essas questões, está atualmente subutilizada por uma empresa privada que adquiriu os direitos de abastecimento da cidade por um valor de R$100 milhões de reais. Essa situação tem causado uma grande insatisfação entre os moradores locais, que têm vivenciado a falta de água e aumentos excessivos em suas contas.
Além disso, a barragem do Balsamo, outro projeto idealizado por Helenildo Ribeiro, inicialmente concebida para uso em sistemas de irrigação, nunca foi efetivamente utilizada para sua finalidade original. A falta de iniciativa das autoridades competentes em ativar o sistema de irrigação tem preocupado os agricultores da região.
Neste cenário, diversas pessoas têm apontado o atual prefeito, Julio Cezar, como o principal responsável pelos problemas atuais no abastecimento de água na cidade. De acordo com as críticas, o prefeito teria vendido os direitos e a concessão do uso da água para uma companhia espanhola por R$100 milhões, contribuindo para o atual cenário preocupante. Já existem também movimentos da sociedade civil local exigindo esclarecimentos e prestação de contas sobre a destinação desse recurso milionário, que deve estar nos cofres da municipalidade.
A preocupação expressa por James Ribeiro aponta para a importância da gestão eficiente dos recursos hídricos e para a responsabilidade dos líderes políticos em garantir serviços básicos para a população, como o abastecimento de água. Essa é uma questão de vital importância para os cidadãos de Palmeira dos Índios, que merecem um serviço de qualidade e uma atuação responsável por parte de seus representantes políticos.