A nova secretaria que Vasques vai liderar tem como missão desenvolver e coordenar políticas para impulsionar o crescimento e a diversificação econômica da cidade de São José. Além disso, deverá fomentar parcerias com o setor privado, apoiar o desenvolvimento de empresas locais, contribuir para o bem-estar da população por meio do desenvolvimento econômico sustentável e a criação de novas fontes de renda, assim como implementar políticas que conciliem crescimento econômico com responsabilidade social e ambiental.
Vale lembrar que Silvinei Vasques foi preso em agosto de 2023, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dentro de uma investigação que o acusava de tentar interferir no resultado do segundo turno das eleições de 2022 para beneficiar o ex-presidente Bolsonaro. O ex-diretor permaneceu um ano detido no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, até ter sua prisão preventiva revogada por Moraes, que considerou que os motivos que levaram à sua prisão não se aplicavam mais à situação.
A investigação conduzida pela Polícia Federal apontou que os bloqueios das rodovias nas eleições configuravam crimes de prevaricação e violência política, previstos no Código Penal, assim como violações do Código Eleitoral Brasileiro. As ações realizadas durante as eleições, principalmente no Nordeste, onde Lula obteve mais votos, culminaram na operação que levou Silvinei à prisão, denominada de “Constituição Cidadã” pela PF, em referência à Carta Magna de 1988 que estabeleceu o direito ao voto para todos os cidadãos.
Agora, com sua nomeação como secretário municipal em São José, Silvinei Vasques terá a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento econômico local e colocar em prática suas experiências adquiridas na PRF. A atuação do ex-diretor na nova função será acompanhada de perto pela população e pelas autoridades, que buscam um trabalho transparente e comprometido com o crescimento da cidade.