Eleito pela primeira vez em 2006 para a Câmara dos Deputados, Neilton Mulim ocupou o cargo de deputado federal por dois mandatos consecutivos. Entretanto, renunciou ao cargo para assumir a prefeitura de São Gonçalo, cidade localizada no estado do Rio de Janeiro.
Durante seu tempo na Câmara dos Deputados, Mulim apresentou dois projetos de lei que foram aprovados. Um deles diz respeito à realização de cirurgias plásticas reparadoras para mulheres vítimas de violência, conforme estabelecido na Lei 13.239/15. O outro projeto garante vagas em escolas públicas para irmãos que estejam na mesma etapa ou ciclo de ensino, como previsto na Lei 13.845/19.
Além de sua atuação na política nacional, Neilton Mulim também exerceu o cargo de secretário estadual da Infância e Juventude no estado do Rio de Janeiro no ano de 2005.
A morte de Neilton Mulim causou comoção no cenário político e educacional do Rio de Janeiro, sendo lembrado por sua contribuição para a legislação em prol das mulheres vítimas de violência e da educação pública no país. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do ex-deputado.