Ex-deputada federal Tereza Nelma é empossada como nova secretária de Cidadania e da Pessoa com Deficiência pelo governador de Alagoas.

Nesta segunda-feira (14), o Governador Paulo Dantas empossou a ex-deputada federal Tereza Nelma como nova secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência. A solenidade ocorreu no Auditório Aqualtune, localizado no Palácio República dos Palmares, em Maceió, a partir das 17h. Tereza Nelma assumiu o cargo em substituição à assistente social Arabella Mendonça, que estava à frente da pasta desde março de 2024.

A nomeação de Tereza Nelma foi oficializada após sua exoneração do cargo de secretária Nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura do Governo Federal, fato publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira (11). Em sua nota, a nova secretária expressou sua satisfação em aceitar o convite do Governador para integrar a administração estadual, destacando seu apoio à gestão e seu compromisso com a defesa da democracia.

Tereza Nelma, natural de Arapiraca, é psicóloga, professora e especialista em Educação Especial, tendo atuação na rede pública de ensino e experiência na Secretaria de Educação de Alagoas. Sua trajetória política teve início na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, culminando em sua atuação como vereadora por quatro mandatos e deputada federal, sendo conhecida por sua atuação em temas de direitos humanos e igualdade de gênero.

Durante seu mandato como deputada federal, Tereza Nelma coordenou a bancada alagoana, foi vice-líder do Partido Social Democrático (PSD) e ocupou a função de Procuradora da Mulher, onde implantou o Observatório Nacional da Mulher na Política. Em 2022, fez parte da equipe de transição do Governo Federal e, em 2023, assumiu o cargo de secretária nacional de Aquicultura.

Com uma longa trajetória na política e na defesa dos direitos sociais, Tereza Nelma chega à Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência com o compromisso de garantir a inclusão e o bem-estar de todos os cidadãos alagoanos, reforçando sua presença nas discussões e ações voltadas para o desenvolvimento social e a igualdade de direitos.

Sair da versão mobile