Primeiro de tudo: o ideal é que o primeiro ano de vida do bebê seja dormindo no mesmo quarto que seus pais. Entretanto, 6 meses são aceitos como o mínimo para a divisão de quartos entre as famílias. E é importante, também, que cada um tenha sua própria cama. Ou seja, nada de dividir uma noite de sono no mesmo colchão que o seu bebê.
Só nos Estados Unidos, cerca de 3,5 mil recém-nascidos, com menos de 1 ano de idade, morrem todos os anos vítimas de acidentes súbitos e inexplicáveis. Para evitar que isso aconteça na hora do sono, nunca deixe brinquedos ou cobertas em excesso no berço da criança; afinal, ela acabar sufocando à noite.
Também é importante não deixar a criança em lugares que podem resultar em quedas, como sofás ou poltronas – por mais confortáveis que eles sejam. O mínimo descuido pode acabar em tragédia. O bebê deve ser colocado de costas em um berço que tenha uma superfície firme. “Sabemos que os pais podem ficar sobrecarregados com um novo bebê na casa, e queremos lhes dar orientações claras e simples sobre como e onde colocar o filho para dormir”, explica a pediatra Rachel Moon, da Universidade da Virginia, uma das autoras do comunicado.
Megacurioso
25/10/2016