A Defesa Civil de Maceió alertou que a possibilidade de desabamento da mina ainda é iminente, e por isso mantém-se em estado de alerta máximo. O Centro de Monitoramento está em constante observação devido ao risco iminente de colapso da mina número 18, localizada na região do antigo campo do CSA, no bairro Mutange.
A nota ainda ressalta que três sensores instalados na região do antigo campo do CSA continuam apresentando alertas de movimentação, sendo que o sensor da cavidade 18 foi o que registrou o valor mais expressivo. Nas últimas 24 horas, ele registrou aproximadamente 11,4cm de movimentação, com velocidade média de subsidência de 1cm/h. O deslocamento vertical acumulado de subsidência é de 1,43m a partir de dados do dia 21/11/2023 até às 17h15 da sexta-feira.
Diante desse cenário, a Defesa Civil não descarta a possibilidade de um sinkhole. O órgão ressalta que está atento à situação e que continuará monitorando a região para garantir a segurança da população e evitar possíveis danos.
O evento sísmico que foi registrado na mina 18 da Braskem reforça a preocupação em relação à segurança das áreas de mineração e a importância de investir em monitoramento contínuo para evitar tragédias. A população local deve manter-se atenta e seguir as orientações das autoridades, a fim de garantir a segurança e o bem-estar de todos.