“Queremos que as pessoas venham, que as pessoas conheçam. O nosso objetivo é formar um público que conheça esse cinema também, além dos outros. Diversificar a cabeça das pessoas que curtem o cinema”, explicou Oliveira.
Além de promover a diversidade cultural, a mostra deste ano celebra o centenário do estúdio Mosfilm, o maior da Rússia e um dos mais respeitados do mundo. Desde 2014, a parceria com o Mosfilm tem permitido ao CPC-UMES exibir anualmente uma seleção de filmes soviéticos e russos, ampliando o acesso do público brasileiro a essas produções.
Nesta décima edição, a mostra traz uma retrospectiva com 20 filmes, sendo 12 títulos exibidos em edições passadas e oito inéditos no país. A expectativa para este ano é alta, uma vez que a comemoração dos dez anos do trabalho do CPC e os 100 anos do Mosfilm prometem momentos especiais aos cinéfilos de São Paulo.
Realizada na Cinemateca Brasileira, o evento também contará com oficinas e barracas de comidas típicas, especialmente aos sábados. Os oito dias de evento serão marcados por sessões gratuitas de cinema, promovendo assim o acesso à cultura cinematográfica para todos os interessados. A mostra já se tornou um marco no calendário cultural da cidade, atraindo dezenas de pessoas em sua abertura na última quinta-feira (13).