A autora do estudo destacou a limitada eficácia dos medicamentos orais atualmente disponíveis para tratar a alopecia e apresentou uma solução promissora: shampoos formulados especificamente para combater a perda de cabelo. Esses shampoos contêm ativos que são capazes de penetrar nas barreiras do couro cabeludo e chegar até os folículos capilares, combatendo o afinamento dos fios e a miniaturização folicular.
Um dos principais destaques do estudo foi a identificação de ativos que têm a capacidade de bloquear a diidrotestosterona, principal substância responsável pela calvície. Essa substância é produzida naturalmente pelo organismo e interfere no funcionamento dos folículos de forma prejudicial, levando à queda de cabelo.
Os pesquisadores ressaltaram que a calvície tem um impacto significativo na saúde mental e no bem-estar dos pacientes, e que as alternativas tópicas desenvolvidas no estudo podem ser uma solução eficaz e prática para o tratamento. Além disso, os medicamentos orais atualmente utilizados podem causar efeitos colaterais indesejáveis e, em alguns casos, não são bem tolerados pelos pacientes, o que pode levar à interrupção do tratamento.
Para saber mais sobre essa pesquisa inovadora, acesse o portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles. Acompanhe também a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de todas as novidades sobre o tratamento da calvície.