Segundo a Presidente Executiva do Trata Brasil, Luana Pretto, o estudo tem como objetivo mostrar como o acesso ao saneamento pode transformar a vida das pessoas, gerando benefícios como redução de custos com saúde, valorização imobiliária, aumento da produtividade e impulso ao turismo. A pesquisa será abordada em duas edições especiais da Gazeta de Alagoas, nos dias 5 e 12 de abril, ampliando a divulgação dos resultados.
O evento, promovido pela Organização Arnon de Mello, promete trazer uma discussão importante sobre políticas de segurança hídrica e diretrizes de investimento em saneamento no estado. O diretor-presidente da Casal, Luiz Neto, ressaltou a relevância do debate: “Essa discussão será bastante proveitosa sobre as políticas de segurança hídrica e também as diretrizes de investimento em saneamento e em água e esgoto no estado de Alagoas. Tenho certeza que será bastante proveitoso”.
O estudo, encomendado de forma exclusiva pela OAM, mostrará o progresso alcançado no saneamento entre os anos de 2005 e 2022 em Alagoas, além de apresentar medidas para atingir a universalização até 2040 e o legado que será deixado ao alcançá-la. Com isso, o evento se mostra como uma oportunidade única para debater e entender a importância do saneamento para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento econômico do estado.