Estudantes negros lideram em aprendizagem de Matemática em Alagoas, revela Relatório do Observatório da Branquitude baseado no Saeb 2023.

Alagoas se destaca como o único estado do país em que estudantes autodeclarados negros apresentam médias de aprendizagem em Matemática superiores aos alunos brancos. Essa informação foi revelada pelo Relatório do Observatório da Branquitude, baseado nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023.

De acordo com o estudo, no geral, meninas e meninos do 9º ano do ensino fundamental, autodeclarados brancos, obtêm melhores médias de aprendizagem em Português e Matemática em comparação com os estudantes negros.

No que diz respeito à Matemática, os meninos brancos lideram em praticamente todo o país. A exceção ocorre em Alagoas, onde meninos negros assumiram a liderança no ranking, com uma média de 251.5 em comparação com os 250.2 dos estudantes brancos.

Esses dados são fundamentados no Saeb, um sistema de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar diagnósticos da educação básica no Brasil e identificar fatores que afetam o desempenho dos alunos.

O destaque de Alagoas nesse cenário é atribuído às políticas públicas educacionais implementadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). Programas como o Cartão Escola 10, o Professor Mentor e a participação em olimpíadas, especialmente de Matemática, têm contribuído para a valorização dos talentos individuais e coletivos dos alunos.

É evidente que a busca pela equidade na educação requer um compromisso contínuo com a implementação e o monitoramento de políticas que combatam as desigualdades raciais. Por meio de iniciativas como o programa “Declare sua Cor”, que incentiva a autodeclaração dos estudantes, a Secretaria busca identificar e atender às necessidades específicas de cada grupo, tornando as políticas educacionais mais inclusivas e eficazes.

Diante do cenário em que a população negra representa cerca de 69,91% em Alagoas, é essencial que as políticas educacionais sejam desenhadas considerando essas realidades locais e específicas. A educação de qualidade, garantida pelo Governo do Estado, beneficia a todos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Sair da versão mobile