Estudantes da rede pública participam de julgamento em Fórum do Barro Duro

Dez estudantes da rede pública de Alagoas, distribuídos em quatro escolas da rede Estadual e outras quatro do Município, acompanharam, nesta sexta-feira (20), um julgamento no Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, no Barro Duro. A iniciativa faz parte da ação Jovem Juiz, uma parceria entre o Poder Judiciário de Alagoas e as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e municipal de Educação de Maceió (Semed).

Entre as unidades de ensino participantes estão a escolas estaduais Profº Eduardo da Mota Trigueiros; Profª Anaias de Lima Andrade; Teotônio Vilela e Maria das Graças de Sá Teixeira. Já da rede municipal, estão as escolas Profº Antídio Vieira; Dr. José Haroldo da Gosta; Padre Pinho; e Katia Pimentel Assunção.

Servidora da Seduc cedida à Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), Conceição Marques explica que a ação Jovem Juiz faz parte do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) e que o acompanhamento de um júri popular permite que os jovens conheçam como funciona, de fato, um processo judicial.

“É muito importante eles acompanharem o dia a dia de um juiz e conhecerem o funcionamento da Justiça. Eles conhecem também os argumentos utilizados para poder executar uma sentença”, conta Conceição.

Inovação

O jovem Paulo Henrique dos Santos, de 16 anos, estudante da Escola Estadual Mota Trigueiros, conta que achou a parceria entre o Judiciário e a rede pública da Educação inovadora.

“É inovador. Em nenhum colégio que eu estudei eu tive a oportunidade de participar de um programa assim. Fiz a redação ‘Direitos de Uma Pessoa na Escola’, que foi eleita a melhor da unidade. Com isso, consegui o convite para acompanhar o júri. A escola e a Esmal têm mostrado os benefícios da Justiça e isso é bastante interessante”, afirma Santos.

Ascom – 20/04/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo