Estudantes da rede municipal de ensino vencem etapa estadual e avançam para final nacional do Prêmio MPT na Escola

No último dia (data não informada), estudantes da rede pública municipal de ensino na cidade de (nome não informado) conquistaram o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola. As alunas Lorrany Tiffany, da Escola Municipal Eulina Alencar, e Williane Rafaella Silva de Araújo, da Escola Municipal Zilka de Oliveira, foram as vencedoras nas categorias conto e poesia, respectivamente. Com esse resultado, ambas seguirão para a terceira etapa do concurso, podendo concorrer ao prêmio nacional que acontecerá no dia 12 de outubro.

A cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores das etapas estadual e nacional está marcada para o dia 31 de outubro e será realizada no Teatro Deodoro, em Maceió.

Lorrany conquistou o primeiro lugar na etapa estadual com o conto intitulado “Vida Sofrida”, que retrata a história de uma criança vítima de trabalho infantil, que vivia na casa de dois adultos e sonhava em estudar e se tornar escritora. Já Williane venceu com o poema “Quero Voar”, que aborda a sensação de aprisionamento de uma criança que vende balas e pipocas.

A notícia do resultado deixou Williane, de 12 anos, muito feliz e nervosa. Ela contou que teve o apoio e o suporte da sua professora durante as aulas, o que a ajudou a desenvolver seu talento. “Comecei a escrever e a refletir sobre a realidade de uma criança que não pode brincar e se expressar por ter sido vítima do trabalho infantil. Fiz o poema durante as aulas e levei alguns dias para terminar. A minha professora me ensinou a escrever poemas e todos na escola fizeram trabalhos incríveis, mas o meu se destacou. Espero ganhar o prêmio nacional, ficarei muito feliz. Dedico este prêmio aos meus pais e a todos os meus amigos da escola”, declarou.

Lorrany também expressou sua satisfação por ter ficado em primeiro lugar no concurso. Ela mencionou que se sentiu motivada a escrever o conto depois de presenciar crianças trabalhando. Ao enxergar essa realidade, achou errado e decidiu retratá-la através da escrita.

As diretoras das escolas também comemoraram o feito das estudantes. Maria Marlene Santos, diretora da Escola Municipal Eulina Alencar, afirmou que foi uma imensa felicidade receber a notícia de que as alunas foram selecionadas para a próxima etapa do concurso e irão representar as escolas nacionalmente. Maria Cláudia Cardoso, vice-diretora da Escola Municipal Zilka de Oliveira, ressaltou que a alegria foi geral na escola e que a conquista é fruto de um trabalho de escrita elaborado desde o início da inscrição.

Luciano Amorim, coordenador de Ações Educacionais, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ressaltou a importância do compromisso do Estado e das escolas no combate ao trabalho infantil. Segundo ele, o acompanhamento do tema pelo Poder Judiciário e a participação das escolas no projeto têm o poder de transformar currículos e trazer mudanças positivas para a educação das crianças.

O Prêmio MPT na Escola faz parte do projeto Resgate à Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que busca ampliar o debate sobre o trabalho infantil e aprendizagem profissional. O concurso artístico permite que os estudantes sejam protagonistas ao conscientizá-los sobre sua condição de criança e adolescente em relação ao mundo do trabalho. As categorias do prêmio são conto, desenho, música e poesia.

Ao todo, vinte e cinco unidades de ensino municipais de Maceió se inscreveram no prêmio e as escolas envolveram os alunos em diversas atividades pedagógicas para abordar os temas do trabalho infantil e aprendizagem profissional. A expectativa é de que seja realizada uma culminância em novembro, com a participação de todas as escolas que concorreram ao prêmio, para a entrega de medalhas e brindes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo