Estudantes da rede estadual expõem fotografias registradas durante curso

A tarde de segunda-feira (19), foi tomada de muito orgulho e satisfação para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Geraldo Melo, no Conjunto Graciliano Ramos. Na ocasião, os alunos expuseram trabalhos fotográficos para marcar a conclusão do curso de Fotografia do Mediotec, iniciativa ligada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O curso teve duração de três meses, com quatro horas diárias de aula (de segunda a sexta-feira). Divididos em quatro grupos, os estudantes escolheram os seguintes temas para as suas fotos: pôr do sol, animais abandonados, um novo olhar, moradores de rua de Maceió e diversidade de casais. Todos os registros foram feitos com câmeras de smartphones.

Flávia Chini, professora da disciplina Princípios da Fotografia e Projeto Integrador e Gabriela Araújo, professora das disciplinas de Mídias Digitais e Edição de Fotos destacaram o interesse dos estudantes em aprender mais sobre a fotografia e sua evolução durante todo o curso.

“Eles já chegaram com uma motivação própria, o que já traz uma receptividade bem maior em relação ao curso. Todos estavam voltados para compreender a fotografia de uma outra forma, apesar de cada um já ter seus interesses particulares”, afirma Flávia.

“Logo nos primeiros dias, eu tive um retorno muito bom dos alunos, porque eles são muito participativos. Essa oportunidade que o Governo está dando de integrá-los ao mercado de trabalho novamente é maravilhosa”, ressaltou Gabriela.

Oportunidade – O curso despertou tanto interesse pela fotografia que muitos alunos pretendem seguir a profissão e alguns destes participam do concurso de fotografia “Cannon College” na categoria Smartphone.

As estudantes Camila dos Santos e Analice Buarque estão entre as que foram “contaminadas” pelo vírus da fotografia. Elas relataram a satisfação por terem concluído a formação. “Sempre fui apaixonada por fotografia e quando surgiu a oportunidade de participar do curso, agarrei com todas as forças. O curso atrelou o aprendizado da fotografia com a questão de trabalhar com o público, uma barreira que eu precisava quebrar, pois me achava um pouco tímida”, contou Camila, que pretende cursar Publicidade e Propaganda e seguir carreira na fotografia publicitária.

Sua colega Analice teve uma motivação a mais para fazer o curso: o interesse pela fotografia corre em suas veias por ser tratar da profissão exercida pelo seu pai. “Sempre tive vontade de fazer um curso e me aprofundar mais na área, mas nunca tive oportunidade. Pretendo seguir carreira como fotógrafa, pois agora não me imagino longe de uma câmera. Acredito que essa oportunidade que o governo nos deu, abriu grandes possibilidades de crescer na profissão”, afirmou a estudante Analice, que almeja cursar Turismo e, de acordo com ela, unir o útil ao agradável.

Irineide Araújo, diretora da unidade, ressaltou a importância dos cursos do Mediotec, principalmente para os estudantes de bairros periféricos. “Trata-se de uma oportunidade maravilhosa para os nossos alunos da EJA, pois eles são muito dedicados e persistentes. Estes cursos são muito importantes, principalmente na periferia, pois oportunizam a estes alunos uma inserção mais rápida no mercado de trabalho”, salientou a gestora.

Carreira – O estudante do ensino integral, Werlon Acioli, conferiu a exposição e demonstrou interesse em participar do curso de fotografia. “Esta exposição está muito interessante porque, além de mostrar os talentos da EJA da nossa escola, ainda aborda temas que, muitas vezes passam despercebidos. Achei tudo maravilhoso”, disse o estudante.

Os trabalhos fotográficos devem seguir expostos na Escola até o fim desta semana. Até lá, estudantes de todos os turnos da unidade de ensino, poderão conferir os trabalhos de seus colegas e adquirir um olhar mais atento a fotografia.

AScom – 20/03/2018

Sair da versão mobile