Estudantes da Escola Zumbi dos Palmares realizam protesto por falta de professores e condições precárias de ensino em Maceió.



Na manhã dessa terça-feira, 25 de outubro, um significativo protesto tomou as ruas do conjunto Rosane Collor, em Maceió, onde estudantes da Escola Municipal Zumbi dos Palmares se mobilizaram para reivindicar melhorias nas condições de ensino da instituição. Os alunos, insatisfeitos com a situação estrutural da escola e a carência de professores, interromperam o tráfego em uma das principais vias da região, chamando a atenção de motoristas e pedestres.

Os manifestantes expuseram que, apesar de a escola ter recebido a instalação de aparelhos de ar-condicionado mais de um ano atrás, os equipamentos permanecem inoperantes. Segundo relatos, os estudantes e professores enfrentam diariamente o calor intenso dentro das salas de aula, uma situação que prejudica o aprendizado e o conforto no ambiente escolar. O sentimento de frustração é palpável, uma vez que a promessa de climatização parece não ter avançado para a fase de utilização dos novos aparelhos.

O protesto mobilizou não apenas alunos, mas também pais e membros da comunidade, que se uniram em busca de melhorias urgentes para a educação local. Engajados, os alunos utilizaram cartazes com mensagens de reivindicações, em uma demonstração de que o direito à educação de qualidade deve ser sempre priorizado. O ato, além de expor a situação da escola, resultou em um congestionamento significativo na área, levando as autoridades a ficarem em alerta.

Em resposta às inquietações apresentadas, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou uma nota esclarecendo as complexidades envolvidas na climatização da escola. A secretaria afirmou que uma reforma na infraestrutura elétrica se fez necessária para assegurar a conexão dos novos equipamentos, e ressaltou que, após a conclusão dos requisitos técnicos, a energia deverá ser energizada em breve. A Semed também apontou que a convocação de novos professores para preencher as lacunas na instituição está em andamento, destacando a chamada de mais de 5.300 candidatos que foram aprovados em processos seletivos.

Essa sequência de eventos evidencia a luta contínua por melhores condições nas escolas públicas e a necessidade de um diálogo aberto entre a comunidade escolar e as autoridades educacionais, a fim de garantir que os direitos dos estudantes sejam respeitados efetivamente.

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