Estudantes alagoanos recebem prêmios pela Olimpíada Brasileira de Matemática, em reconhecimento oficial do Governo do Estado de Alagoas.

No último sábado, estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas foram premiados por sua performance na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2022. Ao todo, 25 alunos foram agraciados com medalhas na competição, sendo três de prata e 22 de bronze. Além dos estudantes, dois professores e oito escolas também serão homenageados. A cerimônia de premiação está marcada para esta quarta-feira (23), a partir das 10h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió.

A OBMEP, que é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), tem como objetivo incentivar o estudo da matemática, descobrir talentos na área e fortalecer a formação de professores. No estado de Alagoas, a competição contou com a participação de 350 mil estudantes de 840 escolas públicas e privadas. Neste cenário, os estudantes alagoanos conquistaram um total de 93 medalhas.

A cerimônia de premiação está sendo organizada pela Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e redes particulares de ensino. Durante o evento, serão homenageados os estudantes que se destacaram na OBMEP, além dos professores que contribuíram para o sucesso dos alunos e das escolas premiadas.

Entre os estudantes premiados, chama atenção a conquista das medalhas de prata por Claudia Emanuelly Soares Santos, Mariana Lins dos Santos e Nicolas Lopes de Araújo. Além disso, as medalhas de bronze serão entregues para Nathally Felisberto de Freitas, Alisson Moura dos Santos, Gabriel Rodrigues Ferreira, Clara Beatris de Lima, Pedro Henrique Vasconcelos Neves, Paulo Diego Vasconcelos Neves, Henrique Braga Mesquita, Marcelo Venâncio Lopes da Silva, Amon Chalegre Gomes Vanderlei, Emanuel Felix Monteiro, Anderson Renato Martins Soares, Letícia Bispo de Lima, Joab W. Alves Petuba, João Vitor Silva Queiroz Oliveira, Sandrielly Karla da Silva Farias, Wemilly Tawane Macena Santos, Nicolas Lorran Simplício de Lima, Davison Gabriel Monteiro de Farias, Samuel de Oliveira Silva Santos, Levy Vinicius Gama Lima, Samir Gomes de Sá e Agnnos Nobre Barbosa Maciel.

Além disso, os professores José Cícero Barros da Silva e Rodrigo Costa também serão reconhecidos pelo seu trabalho de ensino e pelo estímulo à participação dos estudantes na OBMEP. As escolas premiadas na competição são a Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva, Escola Estadual Fernandes Lima, Escola Estadual Professor Silvério Lins, Escola Estadual Belarmino Vieira Barros, Escola Estadual Manoel de Matos, Escola Estadual Dr. Jorge de Lima, Escola Estadual Delmo Ferreira da Silva e Escola Estadual Professor Aloisio Ernande Brandão.

A OBMEP é uma importante iniciativa para estimular o interesse pela matemática e reconhecer talentos na área. O Estado de Alagoas demonstrou grande participação e desempenho na competição, destacando-se alunos, professores e escolas. As premiações recebidas nesta edição são uma maneira de valorizar e incentivar a educação e o estudo da matemática, contribuindo para uma formação acadêmica sólida e promissora. Esses resultados reforçam a necessidade de investimentos contínuos na área da educação, visando formar profissionais mais qualificados e preparados para os desafios do futuro.

Sair da versão mobile