De acordo com informações da assessoria de comunicação do HGE, Vinícius estava sendo tratado em uma ala especializada em casos neurológicos. Na manhã da quinta-feira, um acompanhante do paciente alertou a equipe médica sobre o desconforto respiratório que Vinícius estava enfrentando. Infelizmente, durante o atendimento, o jovem teve uma parada cardiorrespiratória, que foi fatal.
Em comunicado à imprensa, o HGE lamentou o ocorrido, informando que, apesar de todos os esforços da equipe médica, o óbito de Vinícius foi confirmado. A acompanhante do jovem precisou ser contida após receber a triste notícia, a fim de evitar que outras pessoas se machucassem devido ao seu descontrole emocional.
Vinicius era estudante de educação física e estagiava na academia FormaFit. Em nota, a academia expressou suas condolências, destacando a marca de profissionalismo e carinho que o jovem deixou durante seu período por lá. A academia se solidarizou com a família e amigos de Vinicius, desejando força neste momento tão difícil e honrando a memória do jovem.
Com a partida prematura de Vinícius Santana, a comunidade de Maceió perde um jovem talentoso e promissor, deixando uma lacuna entre aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Que ele descanse em paz e que sua memória perdure viva nos corações daqueles que o amaram e admiraram.