Estudante da Uneal destaca geodiversidade de Mar Vermelho em artigos científicos que podem impulsionar o turismo sustentável na cidade e valorizar suas belezas naturais.

Yasmin Vitória dos Santos, estudante de Geografia na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), lançou mão de seu talento acadêmico para produzir dois artigos científicos que ressaltam a relevância dos atrativos naturais na promoção do turismo na cidade de Mar Vermelho. Localizada a 110 quilômetros de Maceió, Mar Vermelho se destaca por suas temperaturas amenas durante o inverno, que podem chegar a agradáveis 17°C. As belezas naturais, o clima acolhedor e uma infraestrutura hoteleira em crescimento são fatores que apresentam grande potencial turístico para a localidade.

O primeiro estudo, intitulado “A Geodiversidade em Mar Vermelho – AL: uma análise do uso da paisagem e sua preservação”, foi apresentado em um simpósio na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Já o segundo, nomeado “Geodiversidade em Mar Vermelho – AL: explorando o potencial geoturístico das paisagens”, está agendado para ser apresentado no próximo mês, em Natal, no Rio Grande do Norte. Em uma conversa, Yasmin revelou a origem do interesse pelos temas abordados em seus estudos e discorreu sobre as ações necessárias para impulsionar o turismo na região.

“O interesse começou após uma aula de campo com a professora Lucia Bezerra Guerra, que leciona Geografia do Turismo. Fiquei deslumbrada com a beleza natural de Mar Vermelho e percebi que poderia contribuir para a valorização turística desse local. É crucial que haja uma colaboração entre o poder público, os membros da comunidade, os pesquisadores e o setor privado. Apenas assim poderemos desenvolver Mar Vermelho de forma sustentável, promovendo geração de renda e orgulho entre os moradores”, afirmou Yasmin.

O secretário de Turismo do município, Josué Marcos, fez questão de ressaltar a importância das pesquisas de Yasmin para o entendimento do potencial turístico da área, além de sua contribuição na formulação de políticas públicas voltadas para o segmento. “As análises contidas nos artigos vão auxiliar na elaboração de nossos planejamentos turísticos, focando na valorização das paisagens naturais e no fortalecimento do ecoturismo e do geoturismo. O objetivo é atrair novos investimentos e visitantes, sempre com uma ênfase na preservação do meio ambiente e na oferta de experiências enriquecedoras”, destacou o secretário.

Essas iniciativas demonstram que o turismo pode ser um motor de desenvolvimento local, desde que realizado de maneira responsável e consciente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo