O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), reuniu-se nesta quinta-feira (5), em Brasília, com o presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, em mais um movimento das articulações visando às eleições de 2026 em Alagoas. A agenda teve como foco o papel do partido no Estado e foi divulgada nas redes sociais da direção nacional da legenda.
A reunião ocorre em um momento decisivo do calendário político, a menos de dois meses do prazo final para filiações partidárias. No cenário atual, dois grupos despontam com estrutura para lançar candidaturas ao governo estadual: o liderado pelo governador Paulo Dantas, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e o campo articulado por JHC no PL.
As articulações indicam que as principais candidaturas ao governo devem surgir dessas duas legendas, enquanto outros partidos concentram esforços na disputa pelo Senado e nas chapas proporcionais. Entre os nomes citados para o Senado estão Alfredo Gaspar (União), Arthur Lira (PP), Davi Davino Filho (Republicanos), Renan Calheiros (MDB) e Ronaldo Lessa (PDT). Para o Palácio República dos Palmares, aparecem como nomes em discussão JHC e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).
No grupo governista, as definições partidárias e a montagem das chapas proporcionais já avançaram. No campo liderado por JHC, o processo ganhou ritmo nas últimas semanas, com reuniões realizadas em Maceió para discutir a formação das nominatas de deputado federal e estadual. O prefeito passou a concentrar a condução dessas articulações.
Aliados do prefeito afirmam que JHC decidiu permanecer no PL e que sua candidatura em 2026 é considerada certa, restando apenas a definição do cargo a ser disputado. A estratégia do grupo envolve a montagem de chapas completas, com a nominata para a Câmara dos Deputados em fase avançada e expectativa de eleger dois parlamentares. A chapa estadual ainda está em construção, com projeção variável de cadeiras.
A composição da chapa majoritária deve ficar para a etapa final das negociações. Em encontros internos, já foi indicado o nome de Alfredo Gaspar como um dos candidatos ao Senado pelo grupo. Outros nomes seguem sendo avaliados para a composição, incluindo o próprio JHC, Arthur Lira e Davi Davino Filho.
Ao tratar diretamente com a direção nacional do PL, o prefeito busca alinhar o projeto estadual às estratégias da legenda no plano nacional. Apesar dos avanços, interlocutores avaliam que as definições finais ainda dependem de negociações políticas mais amplas e devem ser consolidadas apenas na fase final do processo eleitoral.






