O crescimento no número de superdotados identificados tem sido expressivo nos últimos meses, com a inclusão de mais 1.283 nomes pela Associação Mensa Brasil. O estado de São Paulo é seguido pelo Rio de Janeiro, com 423 indivíduos, Minas Gerais com 322, Paraná com 308 e o Distrito Federal com 250 superdotados identificados.
Um dado relevante levantado pela Associação é que cerca de 32% dos superinteligentes mapeados são menores de idade, totalizando 1.283 crianças e adolescentes. O mais jovem identificado pela Mensa Brasil tem apenas 2 anos de idade, enquanto o mais velho possui 75 anos.
Entre os superdotados mapeados está o garoto Arthur Ruiz, de 7 anos, que recentemente participou da descoberta de um asteroide em órbita de Marte. Natural de Ourinhos, interior de São Paulo, ele faz parte da equipe Theta Mensae, composta por outras quatro crianças, que analisaram imagens da Nasa e elaboraram um relatório sobre o asteroide.
O presidente da Associação Mensa Brasil, Carlos Eduardo Fonseca, ressalta a importância de identificar e atender pessoas com altas habilidades, visando o desenvolvimento de políticas públicas que contemplem essa parcela da população. Ele destaca a necessidade de o Brasil aprimorar o reconhecimento e o suporte aos superdotados, considerando que apenas uma pequena porcentagem recebe atendimento educacional adequado.