Martine Grael, ao lado de Kahena Kunze, comemorou a disputa acirrada na final: “A final foi tensa, pois desde que começou a semana viemos numa disputa boa com as americanas e as canadenses. Esse campeonato foi bem legal por conta dessa disputa com as adversárias. Tivemos essa pressão, pois quem fizesse bem a última regata ia sair com o pódio. Tivemos calma e fizemos bem, estamos contentes com essa medalha”. A dupla também garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Bruno Lobo também expressou sua felicidade ao conquistar o bicampeonato pan-americano na Fórmula Kite: “Estou muito feliz de ter defendido meu título. Consegui dominar todo o campeonato, mas não foi fácil. É fruto de muita dedicação e trabalho. Vim muito preparado para cá e colocar a bandeira do Brasil no alto do pódio. Agora é comemorar e me preparar para ir em busca da vaga em Paris 2024”.
A terceira medalha de ouro para o Brasil veio com Mateus Isaac na classe de windsurf IQFoil. O brasileiro ressaltou a dificuldade da regata: “Foi uma regata muito dura, difícil e bem emocionante do começo ao fim, mas estou muito feliz em ter conseguido ganhar. Mostrei que todo o trabalho feito foi recompensado e vamos para as próximas competições”.
Com o destaque da vela brasileira nos Jogos Pan-Americanos, o Brasil reafirma sua tradição e força nesse esporte. Com as conquistas de Martine Grael, Kahena Kunze, Bruno Lobo e Mateus Isaac, o país demonstra sua competitividade e habilidade técnica. Esses resultados também evidenciam o trabalho árduo e a dedicação dos atletas brasileiros, que se esforçam para representar seu país da melhor maneira possível. Agora, o próximo desafio será garantir vagas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde os velejadores brasileiros buscarão novamente brilhar nos mares internacionais.