Com esse resultado, o Uruguai now acumula quatro pontos após três partidas e ocupa, de forma provisória, a segunda posição no Grupo A. Contudo, essa colocação pode mudar, já que Chile e Argentina ainda tinham jogos agendados na mesma data. Por outro lado, as peruanas permanecem sem pontos e ocupam a lanterna do grupo, ficando fora da disputa por uma vaga nas semifinais, uma vez que apenas as duas melhores equipes avançam.
No confronto, três das jogadoras uruguaias eram conhecidas no cenário do futebol brasileiro. Fefa Lacoste e Belén Aquino jogam pelo Internacional, enquanto Ángela Gómez defende o Bahia. A seleção também conta com Wendy Carballo, que atua pelo Bahia, mas estava suspensa por ter sido expulsa na partida anterior contra a Argentina. A equipe peruana, por sua vez, é comandada pela técnica brasileira Emily Lima, que já teve passagem pelo Brasil, liderando a equipe entre novembro de 2016 e setembro de 2017.
A única rede balançada no jogo foi resultado de uma jogada de qualidade, protagonizada por Belén Aquino. Aos 18 minutos da partida, Aquino recebeu a bola de Esperanza Pizarro, se desvencilhou da marcação e fez um belo gol por cobertura, sem chances para a goleira Savannah Madden. Apenas quatro minutos depois, Aquino teve a oportunidade de aumentar a vantagem em uma cobrança de pênalti, após falta de Tifani Molina em Pizarro. Contudo, a jogadora do Inter errou a finalização, acertando o travessão.
Após essa vitória, o Uruguai terá a chance de descansar, já que folga na quarta rodada. O próximo embate da equipe será contra o Chile, na quinta-feira, 24 de agosto, às 21h (horário de Brasília), novamente no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, também localizado em Quito. Para as peruanas, a competição terá um desfecho na segunda-feira, 21 de agosto, quando enfrentarão a Argentina, no mesmo estádio que sediou o duelo contra o Uruguai.