ESPORTE – Triatleta brasileira Luisa Baptista apresenta melhora após grave acidente durante treinamento.

No dia 26 de outubro, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP divulgou informações atualizadas sobre o estado de saúde da triatleta brasileira Luisa Baptista, de 29 anos, que sofreu um grave acidente durante um treinamento no último sábado, dia 23. De acordo com o centro de saúde, a atleta apresentou melhora hemodinâmica e respiratória nas últimas 24 horas, no entanto, ainda necessita de cuidados intensivos especializados.

Luisa Baptista encontra-se sob terapia com oxigenação extracorpórea (ECMO) – técnica de circulação que utiliza um equipamento para fazer circular o sangue fora do corpo, para depois ser reintroduzido na corrente sanguínea – e em uso de ventilação mecânica, de acordo com informações do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

No sábado, a atleta, que representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos em Santiago (Chile), sofreu um acidente durante um treinamento, ao colidir de frente com um carro, de acordo com comunicado do Sesi São Carlos.

A triatleta chegou à Santa Casa de São Carlos, hospital no qual foi inicialmente internada, com politrauma grave, incluindo lesões no pulmão direito, fraturas de diversos arcos costais e na perna direita. Após procedimentos de estabilização, ela foi submetida a um procedimento cirúrgico. Já na madrugada de segunda-feira, 25 de outubro, Luisa foi transferida para o Hospital das Clínicas de São Paulo para dar continuidade ao tratamento.

Além de representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos, Luisa Baptista também participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), alcançando a 32ª posição na disputa individual. Em 2019, no Pan de Lima (Peru), a triatleta foi campeã no individual e na categoria mista.

A equipe médica segue acompanhando a evolução do quadro clínico de Luisa Baptista e mantendo todos informados sobre o seu estado de saúde.

Sair da versão mobile