O primeiro confronto do torneio será entre Equador e Colômbia, marcado para as 17h (horário de Brasília), em Caracas, pelo Grupo A, que também conta com as seleções do Brasil, Bolívia e Venezuela. A estreia da seleção brasileira acontecerá na próxima terça-feira (23), contra a Bolívia, também na capital venezuelana.
Ontem (18), o técnico Ramon Menezes comandou o primeiro treino com os 23 convocados, no Estádio Olímpico da Universidade Central da Venezuela, preparando a equipe para o desafio que se aproxima.
Ao todo, 10 seleções disputarão as duas vagas em Paris 2024. Para conquistar essa classificação, é necessário chegar à final do torneio. O Brasil, atual bicampeão olímpico (Rio 2016 e Tóquio 2020), busca a vaga para defender seu título. A Argentina, que também possui dois ouros olímpicos (Atenas 2004 e Pequim 2008), estreia no domingo (21) contra a seleção do Paraguai, também em busca de sua classificação.
O torneio seguirá com as seleções se enfrentando em jogo único na fase de grupos. As duas melhores de cada chave se classificarão para a etapa seguinte, o quadrangular. As duas equipes com melhor pontuação no quadrangular avançarão para a final e garantirão a vaga para os Jogos de Paris.
A seleção brasileira enfrentará a Colômbia em 26 de fevereiro, o Equador três dias depois e, por fim, a Venezuela em 1º de fevereiro. Todas essas partidas da fase de grupos ocorrerão no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas, com a final do Pré-Olímpico programada para 11 de fevereiro. Será um torneio cheio de emoções e grandes desafios para as seleções envolvidas.