Uma das figuras mais aguardadas é, sem dúvida, a ginasta norte-americana Simone Biles. Após abster-se de várias provas em Tóquio para cuidar de sua saúde mental, Biles, agora com 27 anos, retorna em sua melhor forma. Em 2023, ela conquistou cinco ouros no Mundial, somando um total de sete medalhas olímpicas em sua carreira, obtidas nos Jogos do Rio e de Tóquio. Sua presença é quase uma certeza de espetáculo e superação.
No universo do basquete, os Estados Unidos trazem um elenco estelar. LeBron James retorna após ausência nas duas últimas edições, e Kevin Durant também reforça a equipe. A surpresa, entretanto, é a estreia do armador Stephen Curry, um dos maiores nomes do esporte, em sua primeira Olimpíada. Este conjunto de veteranos promete uma despedida memorável.
O futebol feminino terá destaque com a equipe da Espanha, atual campeã mundial. O time conta com grandes jogadoras, incluindo as vencedoras dos últimos três prêmios de melhor do mundo da FIFA: Alexia Putellas (duas vezes) e Aitana Bonmatí. As espanholas são candidatas fortes ao ouro olímpico.
No tênis, a polonesa Iga Swiatek, atual número 1 do mundo, estará em Paris. Entre os homens, Novak Djokovic buscará seu primeiro ouro olímpico, após conquistar 24 Grand Slams. Entretanto, a maior expectativa recai sobre a dupla espanhola Carlos Alcaraz e Rafael Nadal, uma combinação inédita de talento e experiência.
Nas modalidades com mais eventos e medalhas, natação e atletismo prometem grandes performances. O norte-americano Noah Lyles quer desafiar o recorde mundial de Usain Bolt nos 200 metros e também buscar o ouro nos 100 metros. Outro destaque é o sueco Armand Duplantis, recordista no salto com vara. Nos 400 metros com barreira, o norueguês Karsten Warholm é um concorrente à altura do brasileiro Alison dos Santos.
Nas piscinas, o francês Léon Marchand, de 22 anos, é o principal nome da delegação anfitriã. Ele recentemente quebrou o recorde mundial de Michael Phelps nos 400 metros medley. A veterana americana Katie Ledecky, com medalhas em Londres, Rio e Tóquio, também é uma estrela a ser observada.
Por fim, entre as modalidades de esportes radicais, o skatista norte-americano Nyjah Huston promete atrair os olhares dos fãs de esportes extremos.
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 reúnem uma constelação de atletas prontos para fazer história. Acompanhar suas jornadas é uma oportunidade de presenciar feitos extraordinários no esporte mundial.