ESPORTE – Seleções Brasileiras de Goalball Treinam na França Rumo aos Jogos Paralímpicos de 2024

As seleções brasileiras de goalball, tanto feminina quanto masculina, chegaram à França para acertar os últimos detalhes antes dos Jogos Paralímpicos de Paris. O evento, que terá início em 28 de agosto e se estenderá até 8 de setembro deste ano, promete ser um marco na história do esporte paralímpico brasileiro. As duas equipes desembarcaram em Troyes, localizada a 160 quilômetros da capital francesa, e iniciaram os treinos na sexta-feira (16), um dia após chegarem à cidade.

O time masculino, atual campeão paralímpico, destaca-se pela presença de Leomon Moreno, um dos grandes nomes da modalidade. Leomon, que já conquistou a prata em Londres 2012, o bronze no Rio 2016 e o ouro em Tóquio 2021, está novamente em busca de mais um ouro para sua coleção. O atleta também foi fundamental nas campanhas vitoriosas que culminaram no tricampeonato mundial em 2014, 2018 e 2022. Em entrevista ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Leomon falou sobre a responsabilidade de chegar aos Jogos com o favoritismo: “Tentamos tratar este protagonismo da melhor maneira possível, com tranquilidade, para isso não se tornar um fator de risco para a gente. O título de Tóquio foi muito importante, mas ficou para trás. Agora, para Paris, nos preparamos para buscar o ouro da mesma forma que fizemos em Tóquio.”

Na seleção feminina, a busca pela primeira medalha paralímpica continua. Em Tóquio 2021, as jogadoras chegaram perto, mas terminaram na quarta colocação. A participação em Paris se deve a um convite da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA), e o time está determinado a transformar essa oportunidade em uma conquista inédita.

Além do goalball, a seleção feminina de vôlei sentado também está em fase adiantada de preparação. Já habituadas ao ambiente francês, as jogadoras seguem intensificando os treinos com foco em um ouro inédito. A equipe, que conseguiu bronzes nas duas últimas edições dos Jogos, chega a Paris com a confiança de quem conquistou o título mundial em 2022. Sob o comando do técnico Fernando Guimarães, que assumiu após o Mundial da Bósnia, a equipe estabeleceu um “pacto pelo pódio”. “Nós temos um pacto de nunca sair do pódio. Desde o Mundial da Bósnia mantivemos este hábito, estamos sempre entre as três melhores seleções”, contou Guimarães ao CPB.

Desde a implementação desse pacto, a seleção feminina de vôlei sentado conquistou o bronze na Copa do Mundo no Egito, em novembro de 2023, e repetiu o feito no Super Six, na Holanda, em junho. As expectativas para Paris 2024 são altas, e os atletas brasileiros estão prontos para mostrar ao mundo a força e a determinação do esporte paralímpico do Brasil.

Sair da versão mobile