No primeiro set, o Brasil se impôs e venceu por 25 a 21, ganhando confiança para o restante da partida. Porém, as japonesas reagiram no segundo set e venceram por 25 a 22, demonstrando ter o controle da partida. Na terceira parcial, o Japão liderava por 23 a 21 e estava próximo de vencer, mas o Brasil reagiu e venceu o set por 27 a 25.
No quarto set, o domínio foi do Japão, que venceu sem dificuldades por 25 a 15, preparando o cenário para um quinto e decisivo set. No tie-break, as brasileiras mostraram superioridade e fecharam em 15 a 10, conquistando a vitória após uma batalha que durou duas horas e 19 minutos.
A conquista da vaga olímpica foi celebrada com muita alegria e alívio, especialmente pela perda inesperada da ex-companheira Walewska, que faleceu na última quinta-feira (21). A emoção era visível nas atletas e no técnico Zé Roberto, que tiveram que superar essa triste notícia e se unir ainda mais para alcançar a classificação.
Destaque para a ponteira Gabi, que foi a principal pontuadora da partida com 23 pontos. Com a vaga garantida, o Brasil agora vai em busca de seu terceiro ouro olímpico, após as conquistas em Pequim 2008, onde Walewska fez parte da campanha, e Londres 2012. Nas Olimpíadas de Tóquio deste ano, as brasileiras ficaram com a medalha de prata, sendo derrotadas na decisão pelos Estados Unidos.
Essa classificação mostra a superação e a força da seleção brasileira feminina de vôlei, que enfrentou adversidades tanto dentro quanto fora de quadra, e conseguiu se destacar em um torneio de alto nível. Agora, o foco das jogadoras e do técnico Zé Roberto Guimarães será se preparar da melhor forma possível para buscar mais um ouro olímpico e eternizar ainda mais o nome do vôlei brasileiro.