O anúncio dos amistosos foi feito pela Confederação Brasileira de Basquete, uma semana após o croata Aleksander Petrovic assumir o comando técnico da seleção. Petrovic garantiu que os confrontos contra equipes europeias serão fundamentais para a preparação do time para o Pré-Olímpico.
A primeira partida está marcada para o dia 24 de junho, contra a Polônia, em Opajita, na Croácia. Dois dias depois, os brasileiros enfrentarão os croatas no mesmo local. O último amistoso será realizado em 28 de junho, contra a Eslovênia, em Ljubljana.
Será a primeira vez em três anos que a seleção brasileira enfrentará a Polônia, relembrando os amistosos antes do Pré-Olímpico em 2021, que resultaram em vitórias para o Brasil. Já contra a Eslovênia, adversária da década passada, os brasileiros também saíram vitoriosos.
A convocação da equipe brasileira será feita nas próximas semanas, em preparação para o Pré-Olímpico que terá início em 2 de julho, contra Montenegro. O torneio seguirá com jogos contra Camarões e, caso avancem, o Brasil enfrentará Letônia, Geórgia ou Filipinas nas semifinais. A disputa pela vaga olímpica culminará com a final em 7 de julho, sendo crucial para a seleção garantir a classificação para os Jogos de Paris.