O prêmio para Rodri marca a primeira vez que um meio-campista defensivo leva para casa a Bola de Ouro desde 1990, quando Lothar Matthaus, da Alemanha, foi o vencedor. O volante espanhol se une a outros compatriotas lendários, como Alfredo Di Stéfano e Luis Suárez, que já conquistaram o prestigioso prêmio.
Na votação da Bola de Ouro, Rodri superou outros concorrentes de peso, incluindo o brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, que teve uma temporada impressionante, conquistando títulos importantes com seu clube. Vinicius ficou em segundo lugar na premiação, enquanto o inglês Jude Bellingham, também do Real Madrid, garantiu a terceira posição.
No segmento feminino, a Bola de Ouro foi para a meio-campista Aitana Bonmatí, da Espanha, que teve um papel crucial na conquista da Liga dos Campeões pelo Barcelona e na vitória da Copa do Mundo pela seleção espanhola.
A Bola de Ouro é um prêmio prestigioso oferecido pela revista France Football desde 1956 e inicialmente era destinado apenas a jogadores europeus. No entanto, a partir de 1995, atletas de fora do continente passaram a ser considerados. Grandes nomes como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo dominaram a premiação ao longo dos anos, e apenas quatro jogadores brasileiros já foram agraciados com o troféu, incluindo Kaká, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.