A estreia de Fonseca, atualmente em 68º lugar no ranking mundial, contra o francês Alexandre Muller, 60º no ranking, estava prevista para as 20h (horário de Brasília). O dia de abertura também contou com a presença de três brasileiros na quadra Guga Kuerten. Felipe Meligeni enfrentou o cazaque Alexander Schevchenko e foi derrotado por dois sets a zero, com parciais de 6/4 e 6/2.
Por outro lado, Thiago Monteiro foi o primeiro brasileiro a avançar para a segunda rodada, após uma vitória suada sobre o argentino Facundo Diaz Acosta. Monteiro perdeu o primeiro set por 6/3, mas conseguiu empatar o jogo e virar a partida, garantindo sua vaga nas oitavas de final. O paranaense Thiago Wild também esteve em ação, enfrentando o espanhol Jaume Munar. Apesar de uma luta intensa, Wild acabou sendo derrotado por 2 sets a 1, com destaque para o pneu aplicado por Munar no terceiro set.
Entretanto, o paulista Gustavo Heide não teve a mesma sorte e foi eliminado na estreia pelo argentino Francisco Comesana, que venceu por 2 sets a 1. A competição promete seguir emocionante nos próximos dias, com mais jogos de alto nível e grandes confrontos pela frente. Os fãs do tênis podem esperar por muitas emoções e reviravoltas no ATP 500 Rio Open.