ESPORTE – Nadadora Ana Carolina Vieira Expulsa da Delegação Olímpica por Indisciplina em Paris



A nadadora Ana Carolina Vieira foi excluída da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris, após a comissão técnica reportar dois episódios de indisciplina. A notícia foi confirmada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), e a atleta já está de retorno programado ao país para este domingo (28).

O chefe da equipe de natação, Gustavo Otsuka, revelou que a primeira infração ocorreu quando Ana Carolina Vieira e seu namorado, Gabriel Santos, também nadador, deixaram a Vila Olímpica sem a devida autorização na sexta-feira (26). A dupla publicou fotos nas redes sociais da cidade de Paris, fora do perímetro permitido para os atletas. Conforme Otsuka, todos os movimentos dos nadadores fora da Vila devem ser previamente informados, em razão de medidas de segurança estritas.

Contudo, a decisão de desligar Vieira da delegação não foi motivada apenas por essa saída não autorizada. No sábado (27), durante a prova do revezamento 4×100 metros livre feminino, que acabou não se classificando para a final, Vieira levantou uma forte contestação à comissão técnica sobre a alteração na escalação da equipe. A nadadora Mafê Costa foi poupada da prova, e isso gerou a insatisfação de Vieira. De acordo com o comunicado da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a desavença foi conduzida de maneira “desrespeitosa e agressiva”.

O comunicado conjunto emitido por COB e CBDA informou que a decisão de desligar Ana Carolina Vieira foi tomada consensualmente entre a comissão técnica, o chefe de equipe, Gustavo Otsuka, e a direção da CBDA. Antes do desligamento, Vieira ainda estava escalada para competir no revezamento 4×100 medley misto, prova na qual não poderá mais participar.

Em relação a Gabriel Santos, que competiu no revezamento 4×100 metros livre masculino, a punição foi mais branda, consistindo em uma advertência, já que ele não tinha mais provas agendadas para competir nos Jogos.

O clube Pinheiros, ao qual ambos os nadadores são afiliados, emitiu uma nota oficial sobre o ocorrido. A entidade expressou que tomará providências uma vez que Ana Carolina retorne ao Brasil, prometendo uma apuração detalhada dos eventos e um diálogo com os atletas para entender completamente a situação. O clube afirmou sua confiança contínua na contribuição de seus atletas para o esporte nacional.

Até o fechamento desta matéria, nenhum dos dois nadadores tinha se pronunciado publicamente sobre as sanções impostas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo