Lhays começou no tênis de mesa aos 13 anos, um pouco tarde para atletas de alto rendimento, mas o seu comprometimento e disciplina a levaram longe. Ela chegou à seleção brasileira de base, conquistou o título nacional e ganhou medalhas no sul-americano e no Pan da modalidade. Agora, ela chega aos JUBs como uma das favoritas ao título, segundo o seu técnico Bruno Costa.
Apesar de ambiciosa, Lhays é modesta quando fala sobre o seu futuro. Ela diz que está treinando muito para alcançar a seleção adulta e que esse é o seu grande objetivo. E quando não puder jogar mais, quer se tornar técnica de tênis de mesa.
Além da competição esportiva, os JUBs já foram especiais para Lhays por outro motivo. Durante a cerimônia de inauguração dos Jogos, ela teve a honra de desfilar com a tocha e acender a pira no Centreventos Cau Hansen. “Foi uma sensação indescritível. Um momento único. Todos os atletas que vão competir estavam lá. Muita gente de vários lugares do Brasil e até de fora do país acompanharam. Muito especial mesmo”, declarou a jovem atleta.
Os JUBs, que estão na 70ª edição, são o maior evento de esporte universitário da América Latina. Mais de 5 mil atletas de 320 instituições de ensino superior, representando as 27 federações universitárias do país, estão participando do evento. As competições, que incluem diversas modalidades esportivas, serão realizadas em diferentes locais da cidade de Joinville, como a Expoville, o Centreventos Cau Hansen e a Univille, entre outros.
Os JUBs seguem até o dia 21 de outubro, oferecendo aos atletas a oportunidade de competir e representar suas instituições de ensino em uma das maiores competições universitárias do país.