ESPORTE – Judocas brasileiros brilham no primeiro dia do judô no Pan-Americano de Santiago, conquistando quatro medalhas de ouro.

O Brasil iniciou sua participação no judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de forma arrasadora, conquistando quatro medalhas de ouro e duas de bronze. Os atletas brasileiros brilharam no tatame neste sábado (28), que coincidiu com o Dia Internacional da modalidade.

Uma das grandes protagonistas do dia foi Rafaela Silva, que garantiu o primeiro lugar na categoria até 57kg. A vitória teve um sabor especial para a judoca carioca de 31 anos, que teve sua medalha cassada após ser pega no doping no Pan de Lima, em 2019. Além disso, Rafaela já possui dois títulos mundiais e uma medalha de ouro olímpica, o que faz dela uma das grandes referências do esporte no país.

Emocionada, Rafaela comemorou a conquista e falou sobre a superação de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos. “Na primeira luta, veio um pouco da lembrança de 2019, então tive que segurar a emoção. Durante os últimos quatro anos eu pensei nesses Jogos de Santiago. Consegui me manter forte e focar no objetivo. Foram quatro jogos batendo na trave. Prata [2011], bronze [2015], o ouro retirado. Dezesseis anos depois, consigo esse ouro”, disse a judoca.

Outros nomes que brilharam foram Aléxia Nascimento, Michel Augusto e Larissa Pimenta. Aléxia venceu a mexicana Edna Carrillo na categoria até 48 kg e conquistou a medalha de ouro. Michel enfrentou o colombiano Johan Rojas na final do peso até 60 kg e, mesmo após duas punições, conseguiu reagir e saiu vitorioso. Já Larissa revalidou o título da categoria até 52 kg, vencendo a mexicana Paulina Martinez.

Além das medalhas de ouro, o Brasil também garantiu duas medalhas de bronze. Amanda Lima conquistou o terceiro lugar na categoria até 48 kg ao derrotar a chilena Mary Dee Vargas. Já Willian Lima ficou em terceiro na categoria até 66 kg ao vencer o peruano Juan Postigos.

Com essas incríveis atuações, o judô brasileiro encerra o primeiro dia de competições com 100% de aproveitamento e se consolida como uma das grandes potências da modalidade no continente.

Neste domingo (29), outros seis judocas brasileiros entrarão no tatame em busca de mais medalhas. O Brasil volta a competir com Ketleyn Quadros, Aléxia Castilhos, Luana Carvalho, Daniel Cargnin, Gabriel Falcão e Guilherme Schimidt.

E assim, o judô brasileiro segue em busca de mais conquistas no Pan-Americano de Santiago, mostrando toda a sua qualidade e dedicação em busca do lugar mais alto do pódio.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo