ESPORTE – “Jogos Universitários Brasileiros 2023 são oficialmente abertos em Joinville, Santa Catarina, com grande festa”

A 70ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) teve sua abertura oficial na noite desta segunda-feira (9) em Joinville, Santa Catarina. O Centreventos Cau Hansen recebeu uma grande festa para marcar o início do maior evento de esporte universitário da América Latina.

Mais de 5 mil atletas de 320 instituições de ensino superior, representando as 27 federações universitárias do país, participam dos JUBs deste ano. O evento, que ocorrerá até o dia 21 de outubro, contará com competições em diversas modalidades esportivas como judô, karatê, tênis, vôlei, basquete, futsal, handebol e esportes eletrônicos, entre outros.

As disputas serão realizadas em diferentes locais da cidade, incluindo a Expoville, o Centreventos Cau Hansen, o Centro de Treinamento Ivo Varella, o Ginásio Municipal de Esportes Mário Timm, o Ginásio Abel Schulz, a Univille, a Associação Atlética Tupy e o Joinville Tênis Clube.

A cerimônia de abertura do evento contou com a valorização da cultura local. Joinville é conhecida como a capital nacional da dança e isso foi evidenciado na cerimônia, com destaque para a apresentação da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, uma das principais referências do Festival de Dança local.

Além disso, a festa foi marcada por homenagens aos atletas da cidade. Após o desfile das delegações, a bandeira da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) foi carregada pela mascote dos JUBs, o Joka, enquanto o jacaré Fritz, mascote de Joinville, conduziu a bandeira da cidade-sede dos Jogos Universitários Brasileiros de 2023.

O juramento do atleta foi feito por João Guilherme de Mattos, jogador de vôlei da Unoesc e integrante da delegação brasileira no Mundial Universitário na China. Ádria Santos, velocista tetracampeã paralímpica e maior medalhista paralímpica do Brasil, conduziu a bandeira do Brasil, acompanhada pelo nadador olímpico local Eduardo Fischer. A atleta Lhays Stolarski, também de Joinville, teve a honra de acender a pira olímpica.

Com expectativas elevadas, os Jogos Universitários Brasileiros prometem ser um verdadeiro espetáculo esportivo. Os atletas terão a oportunidade de competir em alto nível e representar suas instituições de ensino superior, contribuindo para o crescimento do esporte universitário no Brasil. A cidade de Joinville se orgulha de sediar um evento tão importante e espera receber bem todos os participantes. A competição será intensa e emocionante, com momentos que ficarão marcados na história dos JUBs.

Sair da versão mobile