Após conquistar a medalha de prata com a seleção brasileira nas Olimpíadas de Paris, a atacante Priscila, que atua pelo Internacional, voltará a defender as cores do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino Sub-20, que terá início em 31 de agosto, na Colômbia. Com apenas 19 anos, Priscila foi uma das 21 jogadoras convocadas pela técnica Rosana Augusto na última segunda-feira (12). O objetivo da equipe brasileira é conquistar um título inédito na competição.
No anúncio oficial das convocadas, a treinadora Rosana Augusto enfatizou a importância do Mundial Sub-20 para as jovens atletas que visam alcançar a categoria principal, seja na seleção ou em seus respectivos clubes. “Eu tenho certeza que vai ser de grande valia para essas atletas com menos de 20 anos participarem dessa competição tão importante que dá uma bagagem, uma rodagem muito especial para todas elas”, destacou Rosana.
A preparação final da equipe brasileira será concluída na Colômbia, com a seleção embarcando para o país no dia 23 de agosto. O Brasil está no Grupo B do torneio e fará sua estreia contra Fiji, em Medellín, no dia 31 de agosto, às 20h (horário de Brasília). Os desafios seguintes serão contra a França, em 3 de setembro às 19h, e o último confronto da fase de grupos será diante do Canadá, em 6 de setembro às 22h.
A Copa do Mundo Sub-20 deste ano ampliou o número de participantes para 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro. As duas melhores equipes de cada grupo, juntamente com as quatro melhores terceiras colocadas, avançam para as oitavas de final. A competição seguirá com quartas de final, semifinais, disputa pelo terceiro lugar e a grande final.
Historicamente, os Estados Unidos lideram com três títulos (2002, 2008 e 2012), seguidos pela Alemanha, também tricampeã (2004, 2010 e 2014). A atual campeã é a Espanha, que conquistou o título em 2022. O Brasil teve seu melhor desempenho no Mundial em 2022 e 2006, terminando na terceira posição em ambas as edições.
Confira os grupos da Copa do Mundo Sub-20 Feminina:
Grupo A: Colômbia, Austrália, Camarões e México
Grupo B: França, Canadá, Brasil, Fiji
Grupo C: Espanha, Estados Unidos, Paraguai e Marrocos
Grupo D: Alemanha, Venezuela, Nigéria e Coreia do Sul
Grupo E: Japão, Nova Zelândia, Gana e Áustria
Grupo F: Coreia do Norte, Argentina, Costa Rica e Holanda
A expectativa é grande para que a seleção brasileira consiga superar seus desafios e, quem sabe, alcançar o tão sonhado título inédito.