Além de Fonseca, outros dois brasileiros se destacam entre os 100 melhores do mundo. O paranaense Thiago Wild ocupa a 76ª posição, enquanto o cearense Thiago Monteiro está em 100º lugar. A ascensão de Fonseca se deu após a conquista de dois títulos consecutivos: Next Gen ATP Finals, em Jedá, e o Challenger de Camberra, na Austrália, antes do Aberto da Austrália.
No primeiro Grand Slam do ano, Fonseca fez história ao furar o qualifying e vencer o renomado tenista russo Andrey Rublev na primeira rodada principal do torneio em Melbourne. Apesar de ter sido eliminado na fase seguinte, o jovem carioca demonstrou talento e determinação em quadra.
Atualmente, Fonseca se prepara para representar o Brasil na Copa Davis, que será realizada no próximo fim de semana. O tenista já se juntou aos treinamentos da equipe e demonstra estar confiante para a estreia contra a França. Em declaração à Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Fonseca revelou sua satisfação com o desempenho nos treinos e sua ansiedade para o torneio.
Com todo o país torcendo por ele, João Fonseca se destaca como uma das grandes promessas do tênis brasileiro e internacional, mostrando que talento e dedicação podem levar um jovem brasileiro ao topo do esporte mundial.