ESPORTE – João Fonseca é eliminado em Roland Garros; brasileiros avançam nas duplas e garantem esperanças nas oitavas de final do torneio francês.

A participação do jovem tenista carioca João Fonseca no prestigioso torneio de Roland Garros, um dos quatro Grand Slams do circuito mundial, chegou ao fim neste sábado, quando ele enfrentou o britânico Jack Draper. Com apenas 18 anos e ocupando a 65ª posição no ranking da ATP, Fonseca não conseguiu avançar para a próxima fase, sendo derrotado por um contundente 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/4 e 6/2. Essa foi a primeira vez que ele competiu no torneio francês, e a vitória o levaria a fazer história como o primeiro brasileiro a alcançar a quarta rodada em Roland Garros na chave masculina desde Thomas Bellucci, em 2010. Vale ressaltar que, nesta edição, ninguém com menos de 19 anos avançou tão longe quanto Fonseca.

Apesar da eliminação de João Fonseca, o dia foi mais favorável para os brasileiros nas competições de duplas. A tenista Luísa Stefani, atual 31ª do ranking da WTA, e sua parceira húngara Timea Babos, 27ª, garantiram seu lugar nas oitavas de final ao superar a dupla ucraniana Yulia Starodubsteva e a tcheca Anastasia Detiuc em um jogo emocionante, encerrando a partida com um resultado de 2 sets a 1. O próximo desafio de Stefani será contra a forte dupla formada pelas tcheca Katerina Siniakova, número um do ranking, e a norte-americana Taylor Townsend, com o confronto agendado para este domingo; o horário será definido posteriormente.

No torneio masculino de duplas, a expectativa é alta, pois já está garantida a presença de pelo menos um brasileiro nas quartas de final. O embate das oitavas reunirá Orlando Luz, 64º no ranking de duplas, e Fernando Romboli, 56º, ilustrando a competitividade entre atletas brasileiros. Neste sábado, Luz, ao lado do croata Ivan Dodig, proporcionou uma grande surpresa ao vencer os favoritos ao título, Tim Puetz e Kevin Krawietz, em uma partida que terminou com parciais de 2 sets a 1.

Por outro lado, Rafael Matos, campeão do Aberto da Austrália em 2023 nas duplas mistas, foi eliminado nas duplas masculinas na parceria com a espanhola Cristina Bucsa. Eles enfrentaram a dupla britânica de Lloyd Glasspool e a mexicana Giuliana Olmos, sendo derrotados em um jogo acirrado que acabou em um super tie-break.

Assim, enquanto algumas histórias se encerraram, outras continuam a se desenvolver nas quadras de Roland Garros, mantendo vivas as esperanças do Brasil no torneio.

Sair da versão mobile