O tenista carioca iniciou o torneio ocupando a 99ª posição no ranking mundial, mas com a vitória em Buenos Aires, galgou 31 posições e agora está em 68º lugar na última prévia do ranking. Em meio à celebração, João Fonseca agradeceu sua família, amigos e patrocinadores por ajudarem a realizar seu sonho de jogar tênis, destacando que seu maior desejo é simplesmente competir no esporte que ama.
A conquista de Fonseca foi reconhecida por outros tenistas renomados, como o espanhol Carlos Alcaraz, ex-número 1 do mundo e atual número 3, que parabenizou o brasileiro nas redes sociais. Durante o torneio em Buenos Aires, Fonseca venceu cinco partidas, quatro delas contra jogadores argentinos e uma contra o sérvio Laslo Djere.
A comemoração pelo título terá que aguardar, pois Fonseca já se prepara para estrear no ATP 500 Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, que acontecerá no Rio de Janeiro na próxima terça-feira (17), onde enfrentará o francês Alexandre Muller. Além disso, neste mesmo domingo (16), a dupla brasileira formada por Rafael Matos e Marcelo Melo foi vice-campeã do torneio, perdendo na final para a parceria argentino-francesa Guido Andreozzi e Theo Arribage em um disputado tie-break.