A dupla brasileira iniciou o dia nas semifinais, marcando 1min39s95, o terceiro melhor tempo de sua bateria, o que garantiu sua participação na final na raia de número sete. Apesar de uma boa largada, Isaquias e Jacky não conseguiram manter o ritmo, permanecendo no quinto lugar até metade da prova, quando começaram a perder posições até caírem para a última colocação.
A disputa pelas medalhas de prata e bronze foi acirrada, decidida apenas nos décimos de segundo. A dupla italiana formada por Gabriel Casadei e Carlo Tacchini conquistou a prata com 1min41s08, enquanto os espanhóis Joan Antoni Moreno e Diego Dominguez ficaram com o bronze, cravando o tempo de 1min41s18.
Ambos os canoístas brasileiros expressaram sua frustração com o resultado. Isaquias Queiroz, campeão olímpico no C1 1000m, afirmou que o desempenho foi aquém do esperado, considerando o trabalho e investimento feitos. Ele também destacou o desgaste natural das provas olímpicas: “Foi um resultado horrível, em cima do que o Lauro [treinador] trabalhou, do que o Comitê Olímpico investiu na gente. Então ficar em último na final, por mais que seja uma final olímpica, não é um resultado excelente.”
Jacky Godmann ecoou o sentimento de decepção, lamentando a ausência de medalhas. “Uma prova rápida. Uma prova que não pode ter erro, tem que ter o final. Eu acredito que a gente não teve o final pra brigar por medalhas. Muito frustrante sair sem medalha. A gente veio com esse objetivo. É ruim, estou chateado, com raiva por não poder levar a medalha para o Brasil, pra família. Estou triste”, desabafou.
Isaquias Queiroz ainda terá a oportunidade de buscar o bicampeonato olímpico no C1 1000m. Na sexta-feira (9), ele competirá nas semifinais a partir das 6h30. Caso avance, retornará para a disputa das medalhas às 8h40 do mesmo dia. O atleta mostrou-se focado em preservar energia para a final: “Tentar fazer uma boa semifinal amanhã. Independente do primeiro lugar, eu quero passar o mais descansado possível para a final.”
Em uma nota positiva para o Brasil, Valdenice Conceição avançou diretamente para a semifinal do C1 200 metros feminino em sua estreia olímpica. Ela garantiu sua vaga ao terminar em segundo lugar na primeira bateria classificatória, com um tempo de 48seg57, ficando apenas atrás da polonesa Dorota Borowska. Valdenice voltará à competição no sábado (10), às 6h50, em busca de um lugar na final.