A conquista de Hugo se torna ainda mais especial ao ser celebrada um dia após ele e sua parceira, a paulista Bruna Takahashi, conquistarem o ouro na categoria de duplas mistas. Com esse título, a dupla, que já é carinhosamente chamada de “Calderashi” pelos torcedores, mostrou sua força ao derrotar os porto-riquenhos Steven Moreno e Brianna Burgos, com um contundente placar de 3 sets a 0, cujas parciais foram de 11/5, 11/7 e 11/4, após uma partida que durou cerca de 20 minutos.
Em entrevista logo após a conquista do título individual, Calderano expressou sua satisfação com a temporada atual, afirmando que esta é a melhor de sua carreira até agora. “Tive grandes resultados esse ano e espero seguir em frente buscando outros para o Brasil e o nosso continente. Estou muito feliz”, disse o atleta, manifestando sua ambição e compromisso com o esporte.
Por outro lado, a jornada de Bruna Takahashi na competição teve um desfecho amargo, já que, na final do torneio de simples, ela enfrentou a porto-riquenha Adriana Díaz e acabou derrotada por 4 sets a 0, com parciais de 11/7, 11/8, 15/13 e 11/4, perdendo assim a chance de conquistar seu primeiro título Pan-Americano individual.
Além das conquistas individuais e em duplas, o Brasil também comemorou uma medalha nas duplas masculinas, com Leonardo Iizuka e Guilherme Teodoro superando a dupla chilena formada por Nicolas Burgos e Gustavo Gomes na decisão. O boletim de medalhas do Brasil foi, portanto, enriquecido com diversas conquistas, reafirmando a força do país no cenário do tênis de mesa no continente americano.