O Grêmio vive seu pior momento na temporada, como admitido pelo próprio técnico Renato Gaúcho em entrevista coletiva após a derrota para o São Paulo no último sábado (21). Apesar disso, o treinador ressaltou que a equipe está na parte de cima da tabela e enfrenta uma oscilação natural. O Tricolor soma quatro partidas sem vitórias no campeonato, com um empate e três derrotas, ocupando a 6ª posição, com 44 pontos.
Para o confronto contra o Flamengo, o Grêmio terá um desafio extra: a ausência do atacante uruguaio Luis Suarez, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Com isso, o técnico Renato Gaúcho tem algumas dúvidas para montar sua equipe, que pode contar com Gabriel Grando; João Pedro, Geromel, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê e Josué (Nathan); Cristaldo e Everton Galdino.
Enquanto o Grêmio enfrenta problemas, o Flamengo vem evoluindo desde a chegada do técnico Tite. Nas últimas duas partidas, a equipe conseguiu duas vitórias consecutivas, incluindo um clássico contra o Vasco, e agora ocupa a 3ª posição da tabela, com 50 pontos. O Rubro-Negro começa a alimentar esperanças de uma arrancada que lhe permita brigar pelo título brasileiro.
No entanto, para alcançar esse objetivo, o Flamengo terá que sair com os três pontos em Porto Alegre. Para isso, o técnico Tite terá a ausência do zagueiro Fabrício Bruno, suspenso. Com isso, a entrada de Pablo na zaga é esperada. O time provável para a partida é Rossi; Wesley, Pablo, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro.
A partida será transmitida ao vivo pela Rádio Nacional, com narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz e reportagem de Rodrigo Campos. A transmissão pode ser acompanhada no Show de Bola Nacional.