ESPORTE –

Goiás Sedia Jogos Universitários Brasileiros e Promove Destaque para o Futebol Feminino com 1.100 Atletas Competindo

Na semana atual, Goiânia, Goianira e Trindade se tornaram o centro das atenções esportivas do Brasil, recebendo a edição anual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que incluem competições de futebol, Fut 7, X1 e X2. Este evento, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), reúne 1.100 participantes, entre atletas e representantes de 32 instituições de ensino superior, oriundos de 18 estados diferentes, todos em busca da vitória em suas respectivas modalidades.

As competições foram estrategicamente distribuídas em quatro locais. Os jogos de futebol são realizados no Campo Parque Lara Guimarães, em Trindade, no Estádio Municipal João Gonçalves Rios, em Goianira, e no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Por outro lado, as modalidade de Fut 7, X1 e X2 ocorrem no Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia, que também abriga partições de futebol.

Um destaque na competição é a presença de 379 mulheres entre os 861 atletas. Segundo Alim Neto, presidente da CBDU, a participação feminina é de extrema importância. Ele enfatiza que a maioria das atletas da seleção principal de futebol feminino no Brasil tem raízes no esporte universitário. A CBDU já conquistou o bicampeonato na Universíade de Futebol Feminino, o que reforça a relevância da competição na preparação de futuras estrelas do esporte.

Lusimar Santos, presidente da Federação Goiana do Desporto Universitário, também ressaltou a evolução do futebol feminino no país. Ele citou o Vila Nova Universo como uma representação local competindo na Série A2 do Campeonato Brasileiro e afirmou que os JUBs têm contribuído para legitimar o futebol feminino como uma profissão séria, ao invés de ser visto apenas como entretenimento. Ele acredita que a união de esporte e educação é crucial para o desenvolvimento das atletas.

Na modalidade de Fut 7, a Universidade de Fortaleza (Unifor) busca seu tetracampeonato com a orientação de Wilson Sabóia, renomado treinador e eleito melhor técnico de futsal do mundo. A equipe conta com talentos como Flávia Mayane, que também integra a seleção brasileira de futsal. Segundo Flávia, participar de diferentes esportes amplia a experiência e o desempenho das atletas, destacando a importância de um preparo físico adequado para a competição em condições climáticas desafiadoras.

Na abertura, a Unifor teve um desempenho impressionante, vencendo a equipe do Unicesumar (PR) por 8 a 1. Para reforçar a política de igualdade de gênero, a CBDU implementou uma medida que condiciona os benefícios de hospedagem e alimentação à inscrição de equipes femininas, permitindo que federações que inscrevam uma equipe feminina, mesmo sem uma masculina, tenham acesso a essas vantagens. Essa iniciativa visa aumentar a competitividade e promover a participação feminina nas competições universitárias.

Sair da versão mobile