Gabigol havia sido condenado a dois anos de suspensão das atividades relacionadas ao futebol após um julgamento no Tribunal de Justiça Esportiva Antidopagem (TJD-AD), no último dia 25, por um placar apertado de 5 a 4. A decisão foi baseada em uma denúncia da Procuradoria de Justiça Desportiva Antidopagem, que acusou o jogador de infringir o código 122 do Código Brasileiro Antidopagem, relacionado à fraude ou tentativa de fraude em exames antidoping.
De acordo com relatos dos oficiais responsáveis pela coleta de material em abril de 2023, Gabigol teria dificultado o processo de realização do exame. Diante disso, a defesa do atleta recorreu da decisão, garantindo o efeito suspensivo que permitiu sua volta aos gramados.
O próprio jogador e o Flamengo expressaram sua satisfação com a decisão em postagens nas redes sociais. Gabigol publicou um vídeo agradecendo o apoio dos fãs e repostou a mensagem do clube com os dizeres “Nós. Por nós. Pelos nossos.”.
Ainda resta aguardar o julgamento definitivo do recurso contra a pena imposta pelo TJD-AD, que será realizado pelo CAS em data a ser definida. Contudo, por ora, Gabigol está liberado para entrar em campo e ajudar o Flamengo em suas competições.