O jogo começou com o Botafogo em vantagem, quando Breno Lopes abriu o placar aos 16 minutos com um chute preciso. Porém, o Fortaleza buscou reverter a situação e conseguiu o empate nos acréscimos da primeira metade. Montoro, com uma finalização primorosa, fez o gol que trouxe esperança para os torcedores. Mal a etapa final recomeçou, e o panorama mudou novamente. Aos 2 minutos, um cruzamento de Vitinho encontrou Arthur Cabral, que virou o jogo para o time carioca.
A partida tomaria um rumo inesperado logo em seguida. Após um lance conturbado, onde uma finalização do Fortaleza bateu no braço de Barrera, o árbitro, após consulta ao VAR, anulou o gol dos cariocas e marcou um pênalti para o Fortaleza. Bareiro não desperdiçou e deixou tudo igual novamente, com 2 a 2 no placar. No entanto, a determinação do Botafogo se sobrepôs, e aos 38 minutos, Marçal marcou de cabeça, colocando o Botafogo novamente na frente. Nos acréscimos, Mateo Ponte ampliou para 4 a 2, deixando o Fortaleza sem chances.
Enquanto isso, na Arena Castelão, o Ceará também sofreu uma derrota que selou sua queda para a Série B, após um jogo intenso contra o Palmeiras. Apesar de iniciar a partida na frente com um gol de Pedro Raul, o Vozão viu o Verdão transformar o cenário em um derrota de 3 a 1, o que os deixou na 17ª posição, empatado em pontos com o Fortaleza.
Por outro lado, o Vitória conseguiu evitar a queda na Série A, com uma vitória crucial por 1 a 0 sobre o São Paulo no Barradão. Com um gol de Baralhas aos 22 minutos da etapa final, o clube baiano garantiu sua permanência na primeira divisão, somando 46 pontos e terminando na 15ª posição.
O Internacional, enfrentando o Bragantino, também assegurou sua presença na elite do futebol nacional em 2026. A vitória por 3 a 1 foi celebrada com gols de Mercado, Alan Patrick e Carbonero, fazendo com que o Colorado terminasse na 16ª posição com 44 pontos.
Com esses resultados, o futebol brasileiro se despediu da edição 2025 do Campeonato Brasileiro, se preparando para novos desafios e reviravoltas nas próximas temporadas.
