ESPORTE – “Fortaleza e Ceará são rebaixados para a Série B após derrotas, enquanto Vitória e Internacional garantem permanência na elite do futebol brasileiro.”

No último domingo (7), o Fortaleza protagonizou uma partida dramática no Estádio Nilton Santos, onde foi derrotado pelo Botafogo por 4 a 2. Essa derrota trágica selou o destino do Leão, que, após uma sequência impressionante de nove jogos sem perder, incluindo quatro vitórias consecutivas, viu suas esperanças de permanência na elite do futebol brasileiro desmoronarem. Com 43 pontos, o time terminou a competição na 18ª posição e se prepara para uma campanha na Série B em 2026.

O jogo começou com o Botafogo em vantagem, quando Breno Lopes abriu o placar aos 16 minutos com um chute preciso. Porém, o Fortaleza buscou reverter a situação e conseguiu o empate nos acréscimos da primeira metade. Montoro, com uma finalização primorosa, fez o gol que trouxe esperança para os torcedores. Mal a etapa final recomeçou, e o panorama mudou novamente. Aos 2 minutos, um cruzamento de Vitinho encontrou Arthur Cabral, que virou o jogo para o time carioca.

A partida tomaria um rumo inesperado logo em seguida. Após um lance conturbado, onde uma finalização do Fortaleza bateu no braço de Barrera, o árbitro, após consulta ao VAR, anulou o gol dos cariocas e marcou um pênalti para o Fortaleza. Bareiro não desperdiçou e deixou tudo igual novamente, com 2 a 2 no placar. No entanto, a determinação do Botafogo se sobrepôs, e aos 38 minutos, Marçal marcou de cabeça, colocando o Botafogo novamente na frente. Nos acréscimos, Mateo Ponte ampliou para 4 a 2, deixando o Fortaleza sem chances.

Enquanto isso, na Arena Castelão, o Ceará também sofreu uma derrota que selou sua queda para a Série B, após um jogo intenso contra o Palmeiras. Apesar de iniciar a partida na frente com um gol de Pedro Raul, o Vozão viu o Verdão transformar o cenário em um derrota de 3 a 1, o que os deixou na 17ª posição, empatado em pontos com o Fortaleza.

Por outro lado, o Vitória conseguiu evitar a queda na Série A, com uma vitória crucial por 1 a 0 sobre o São Paulo no Barradão. Com um gol de Baralhas aos 22 minutos da etapa final, o clube baiano garantiu sua permanência na primeira divisão, somando 46 pontos e terminando na 15ª posição.

O Internacional, enfrentando o Bragantino, também assegurou sua presença na elite do futebol nacional em 2026. A vitória por 3 a 1 foi celebrada com gols de Mercado, Alan Patrick e Carbonero, fazendo com que o Colorado terminasse na 16ª posição com 44 pontos.

Com esses resultados, o futebol brasileiro se despediu da edição 2025 do Campeonato Brasileiro, se preparando para novos desafios e reviravoltas nas próximas temporadas.

Sair da versão mobile