O time carioca chega à final depois de vencer o Al Ahly, do Egito, por 2 a 0 na última segunda-feira. Enquanto isso, a equipe inglesa garantiu sua vaga na final ao vencer o Urawa Red Diamonds, do Japão, por 3 a 0 na outra semifinal, realizada na última terça.
Tanto o Fluminense quanto o Manchester City estão em busca de uma conquista inédita. O time comandado pelo técnico Fernando Diniz se qualificou para o campeonato após vencer pela primeira vez a Copa Libertadores. Enquanto o time do técnico espanhol Pep Guardiola conquistou a Liga dos Campeões da Europa pela primeira vez em sua história.
O técnico Fernando Diniz destacou em entrevista coletiva que o ano de 2023 tem sido inesquecível para a torcida do Fluminense e que a possibilidade de conquistar o título mundial tornaria o ano ainda mais especial. Para buscar esse feito, o Fluminense não terá problemas para escalar sua equipe, repetindo a formação que enfrentou o Al Ahly.
Por outro lado, o Manchester City terá desfalques importantes para a decisão. O meia belga Kevin De Bruyne e o atacante norueguês Erling Haaland estão cortados da competição devido a problemas físicos. Isso deve levar o técnico Pep Guardiola a colocar em campo uma formação alternativa para enfrentar o Fluminense, com a possibilidade de um meio-campo formado por Rodri, Matheus Nunes e Kovacic.
Com expectativa de um confronto disputado e histórico, o Fluminense e o Manchester City prometem uma partida emocionante em busca do título de campeão mundial.