Para se manter no topo da tabela e tentar retornar ao G4, o Tricolor das Laranjeiras precisa derrotar o líder do campeonato neste domingo. O técnico Fernando Diniz deve escalas seus melhores jogadores para o clássico. O Fluminense possui uma longa invencibilidade em casa, não tendo saído derrotado do Maracanã desde o dia 29 de janeiro, quando perdeu para o Botafogo por 1 a 0 na fase de grupos do Campeonato Carioca.
Porém, o Botafogo também tem suas ambições nesta partida. Nos últimos quatro jogos, a equipe não venceu nenhuma partida, acumulando três derrotas e um empate. Em seu último compromisso pelo Brasileirão, empatou com o Goiás em 1 a 1. A equipe alvinegra teve um bom desempenho em casa até enfrentar o Flamengo, mas desde então, conquistou apenas um empate e uma derrota jogando em seus domínios. Apesar disso, o Botafogo está oito pontos à frente do vice-líder Bragantino e busca manter o ritmo para seguir na briga pelo título brasileiro.
Após uma queda brusca de rendimento, a diretoria do Botafogo decidiu demitir o técnico Bruno Lage e apostar em uma solução interna para os problemas da equipe. Lúcio Flávio será o técnico até o final do ano, com a assistência de Joel Carli. Nos últimos dez clássicos entre as equipes, o Fluminense levou a melhor em cinco deles, enquanto o Botafogo venceu três e houve dois empates.
A partida terá transmissão ao vivo pela Rádio Nacional, com a locução de André Marques, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Rodrigo Ricardo e plantão de Bruno Mendes. É possível acompanhar o jogo através do Show de Bola Nacional.
Essas informações foram fornecidas por Pedro Dabes, estagiário, sob supervisão de Paulo Garritano.