Após perder por 1 a 0 no jogo de ida, o Fluminense precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para conquistar o título nos 90 minutos. Em caso de vitória por apenas um gol, a decisão irá para a prorrogação e, se necessário, para os pênaltis. Já a LDU será campeã em caso de empate ou vitória por qualquer placar.
Este confronto marca a terceira decisão continental entre as equipes. Em 2008 e 2009, Fluminense e LDU se enfrentaram nas finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana, respectivamente, com vitória para os equatorianos em ambos os confrontos. No entanto, o atacante Germán Cano ressalta que o passado não influencia no presente e que a equipe carioca está focada em conquistar um título inédito.
O técnico do Fluminense, Fernando Diniz, enfrenta algumas dúvidas na escalação para o duelo decisivo. O lateral Marcelo e o atacante John Kennedy são incógnitas devido a lesões, o que pode impactar na formação titular da equipe. A provável escalação tricolor conta com: Fábio; Guga, Felipe Melo, Thiago Santos, Diogo Barbosa (ou Marcelo); André, Martinelli, Ganso; Keno, Arias e Cano.
A transmissão da Rádio Nacional contará com a narração de André Luiz Mendes, os comentários de Waldir Luiz e a reportagem de Bruno Mendes. Os torcedores poderão acompanhar todas as emoções do jogo pelo Show de Bola Nacional, torcendo para que o Fluminense possa superar a LDU e levantar o troféu da Recopa Sul-Americana.