ESPORTE – “Fifa define os detalhes do novo Mundial de Clubes, que terá edição inaugural em 2025 nos Estados Unidos”

O Conselho da Federação Internacional de Futebol (Fifa) se reuniu neste domingo (17), em Jeddah, na Arábia Saudita, e definiu os detalhes do novo Mundial de Clubes da entidade, que terá a edição inaugural em 2025. O torneio, que reunirá 32 equipes, será disputado nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho.

O período destinado à competição compreende a reta final da temporada europeia e o meio das competições brasileiras e sul-americanas. O Brasil tem três clubes classificados à edição inaugural deste novo Mundial: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, campeões das Libertadores de 2021, 2022 e 2023, respectivamente. O vencedor de 2024 também se garantirá no torneio.

Ainda segundo a Fifa, a partir do ano que vem, haverá uma competição anual, com nome de Copa Intercontinental, reunindo os campeões das sete confederações. O formato se assemelha ao do atual Mundial, com uma diferença: o vencedor da Liga dos Campeões de Europa vai direto à final, enquanto os demais times – entre eles o ganhador da Libertadores – se enfrentarão em confrontos eliminatórios.

Além disso, a Fifa anunciou que as sedes dos próximos Mundiais sub-20 também foram definidas. O masculino, em 2025, será no Chile, enquanto o feminino, em 2026, na Polônia.

A América do Sul terá um total de seis vagas no novo Mundial. Além dos quatro campeões da Libertadores entre 2021 e 2024, outras duas equipes serão definidas por meio de um ranking, cujos critérios ainda serão divulgados. A Europa terá 12 equipes, sendo quatro vencedores da Liga dos Campeões (também 2021 a 2024) e oito times via ranking.

Outras confederações também terão participação no torneio, com quatro vagas cada para a América do Norte, Central e Caribe, a Ásia, e a África, enquanto a Oceania terá um representante, assim como o país-sede – que, no caso de 2025, serão os Estados Unidos.

Já estão classificados para o Mundial de 2025 times como Palmeiras, Flamengo e Fluminense, representando a América do Sul, e Chelsea, Real Madrid e Manchester City, representando a Europa, entre outros clubes de diversas partes do mundo.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, expressou sua satisfação com as mudanças, afirmando que as novas medidas aprovadas visam tornar o futebol verdadeiramente global. A expectativa para o início das competições é grande, e o Mundial de Clubes da Fifa promete atrair atenção internacional e elevar o nível de competição no futebol.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo